quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Filme AVATAR





Este não é um blog sobre crítica de filmes, mas gostaria de compartilhar o assombro que me causou o ultimo filme de James Cameron.
Já tinha lido sobre o filme na Veja, e os comentários sobre o diretor já me deixaram de boca aberta. Se trata de um filme que o diretor já tinha na cabeça há 10 anos atrás, mas que por questões tecnológicas não era possível sua realização até hoje. Contando com gastos de produção e marketing, ele bateu a marca de 500 milhões de dólares, todo um recorde.
Achei um exagero quando falavam sobre a imersão na atmosfera dos cenários virtuais... não consegui assistir em sala 3D, se não teria pirado de vez... Todo um conjunto de novas tecnologias foram criadas e/ ou aperfeiçoadas para gerar cenas que eram "impossíveis". Resumindo, para quem gosta de animação em 3D e uma boa história, com uma mensagem sobre a forma que tratamos a natureza e nossos semelhantes (além da história de amor...) é imperdível, e com certeza se tornará um clássico.
O que mais me emocionou (além do filme e seus efeitos) foi como o Diretor insistiu para torná lo realidade. Ele cansou de ouvir as palavras "não" e "impossível", e nunca desistiu. A atitude empreendedora de Cameron e digna de respeito. cito suas palavras: "Se você estabelece metas ridiculamente altas e falha, você terá falhado muito acima do que os outros consideram sucesso"
A estas palavras, eu só comentaria que na linguagem empreendedora, a "falha" não existe, só há resultados. Se você não atinge seu objetivo na primeira tentativa, você não fracassou... somente encontrou uma forma de não atingir seu objetivo.
Para quem trabalha com criatividade, as metas e a crença no próprio trabalho se torna indispensável, pois não há receitas prontas para criar (de forma original) desde um cartão de visitas até um curta de animação.

Um grande abraço, e curtam o filme!

Mauricio Failache.

Nenhum comentário: